Apresentação

Licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada do Porto desde 2006 e actualmente a aguardar defesa da tese/dissertação para obtenção do grau de mestre na vertente de Planeamento Urbano. Sou também Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho nível VI, formado pelo CICCOPN em 2012. Actualmente frequento o Curso de Medições e Orçamentos na mesma instituição.

Ao longo do meu percurso profissional tenho vindo a reunir competências em diversas áreas complementares à Arquitectura no sentido de uma maior polivalência profissional.

Colaboro desde 2009 em vários projectos de Postos de abastecimento com o Gabinete Arquitectos Reunidos. Também estive responsável por vários projectos de habitação, interiores, loteamentos e Hotéis em colaboração com o Arquitecto Jorge Gonçalves e Arquitecto Manuel Martins.

Trabalhei como Colaborador numa empresa de Design e Comunicação, efectuando vários serviços, entre eles; a elaboração de plantas animadas e desenhos em 3ds para “flyers” e “outdoors”. Na mesma empresa concebi vários projectos de arquitectura tendo alguns sido realizados. Nestes últimos ocupei também a função de Direcção de Obra. Cito em seguida os mesmos: Adega do Ribatejo, restaurante situado na baixa do Porto; sede da Boxtype, escritórios no centro da Maia; e Boxart, papelaria técnica também situada na Maia.

Estive igualmente envolvido, como colaborador num gabinete de Arquitectura no projecto de execução de uma recuperação e transformação de um armazém num conjunto habitacional, na marginal de Gaia.

Participação na elaboração de estudos na Divisão Municipal de Urbanismo no Departamento municipal de Planeamento e Projecto e em projectos inseridos na Divisão de Património Cultural enquanto estagiário na Câmara Municipal do Porto.

Não posso deixar de referir que tenho contacto com obra desde muito jovem, mais propriamente na Matriz, Sociedade de Construções Lda. Actualmente, na mesma empresa faço acompanhamento de obras, tentando aprender cada vez mais a nível construtivo, realizo licenciamentos de Obras e desde 2008 sou responsável pelo Departamento de Recuperação de Monumentos Históricos.

domingo, 4 de março de 2012

Habilitações de um Arquitecto

Habilitação para utilização do título de Arquitecto
Segundo o artigo 42º do Decreto-Lei n.º 176/98, de 3 de Julho, só os arquitectos inscritos na Ordem podem, no território nacional, usar o título profissional de arquitecto e praticar os actos próprios da profissão.
Os actos próprios da profissão de arquitecto consubstanciam-se em estudos, projectos, planos e actividades de consultoria, gestão e direcção de obras, planificação, coordenação e avaliação, reportadas ao domínio da arquitectura, o qual abrange a edificação, o urbanismo, a concepção e desenho do quadro espacial da vida da população, visando a integração harmoniosa das actividades humanas no território, a valorização do património construído e do ambiente.
A intervenção do arquitecto é ainda obrigatória na elaboração ou avaliação dos projectos e planos no domínio da arquitectura

Sem comentários: